O upsell é uma estratégia de vendas que você provavelmente já deve ter visto em algum lugar, só não sabia que possuía esse nome e muito menos que entraria dentro deste conceito.
Hoje, quem possui uma empresa sabe a importância de cada real que entra e sai do caixa da marca, pois ele é necessário para a manutenção e sobrevivência do negócio dentro do seu segmento de mercado.
Seja a sua empresa uma especialista em manutenção hidráulica predial ou até mesmo um e-commerce de moda, contar com mais lucro e vendas jamais será um ponto negativo ou exagerado para o empreendedor.
Publicidade:
E é justamente neste cenário que entra o upsell, que promete mais vendas e, além disso, vendas qualificadas e que irão ajudar o seu negócio a render não apenas em dinheiro, mas também em produtividade e experiência.
Por isso, preparamos este artigo para te ajudar a entender mais sobre o que é o upsell, como ele funciona e como você pode aplicar essa estratégia no seu negócio para obter ainda mais resultados e bom desempenho.
Entenda o que é upsell e como ele funciona
Dentro do universo dos negócios, existem diversos termos para que você entenda o que acontece com sua empresa e com os seus clientes, uns dos mais conhecidos são o churn e o upsell.
O churn é uma taxa que conta a quantidade de clientes que cancelaram o serviço ou produto junto a sua marca, são clientes difíceis de serem reconquistados e que provavelmente declinaram com a sua empresa com uma má experiência.
Já o upsell trata-se de uma estratégia de vendas em que é oferecido ao consumidor um produto melhor, que conscientemente também será mais caro, mas que, provavelmente, ele irá se interessar para obter ele.
Por exemplo, se uma empresa de impermeabilização de piso de estacionamento vende o seu serviço por R$ 1.000,00 e produz um combo com o serviço de impermeabilização + limpeza por R$ 1.500,00, o cliente se sentirá tentado a contratar a segunda opção.
Isso porque ele terá mais benefícios mesmo que por um preço mais alto, afinal de contas ele sabe que precisa dos dois serviços e, se conseguir realizar eles de uma só vez por um preço razoável para ele, com certeza não irá deixar a oportunidade passar.
Publicidade:
E engana-se quem pensa que isso acontece apenas no meio dos negócios. Vemos a técnica de upsell no nosso dia a dia de maneira natural e utilizada por diversos tipos de marcas, desde as que vendem bombona de agua 20 litros até mesmo supermercados.
É normal irmos a algum comércio, como um supermercado, por exemplo, e encontrarmos o mesmo produtos em diferentes tamanhos e preços. Na maioria das vezes acabamos optando pela opção maior, mesmo que seja um pouco mais cara.
Isso acontece justamente porque sabemos que, se pagarmos um pouco mais pelo produto maior, ele irá durar mais e entregará o que estamos procurando, o que acaba saindo como algo valioso tanto para o consumidor quanto para a empresa.
Afinal de contas, a marca irá aumentar o seu ticket médio de venda ao vender o produto mais caro e o cliente sairá satisfeito por saber que adquiriu um produto de qualidade e que possui uma boa perspectiva de vida útil para durar bastante.
É normal que uma pessoa que procure por uma locação de lavadora e secadora de piso industrial, por exemplo, vise não apenas o preço do serviço ou produto, mas também a sua qualidade e durabilidade, afinal de contas isso faz toda a diferença no resultado final.
Por isso a oferta de upsell também precisa ser algo tentadora e que prove aquele consumidor que ele tem muito mais a ganhar se investir no produto melhor, mesmo sendo mais caro. Afinal de contas, é preciso investir um pouco mais para se obter um resultado melhor.
O upsell nada mais é do que o ato de oferecer uma solução que traga ainda mais valor do seu produto ou serviço ao consumidor e que também aumente o faturamento da sua empresa.
3 dicas de como aplicar o upsell na sua empresa
Para te ajudar ainda mais nesse processo, selecionamos algumas dicas essenciais para que você comece a usar o upsell para aumentar os resultados da sua empresa e, consequentemente, a satisfação de seus consumidores também.
Publicidade:
Lembrando que essas dicas são universais e versáteis, ou seja, independente se você é um profissional autônomo que trabalha com a produção do custo PCMSO PPRA ou até mesmo o funcionário de uma empresa de carros, essas dicas irão servir para qualquer negócio. Confira:
-
Mantenha sempre o contato com seus clientes
O primeiro passo é manter sempre a comunicação e contato com seus clientes, afinal de contas, a oferta de upsell é destinada para eles e, para que as chances deles adquirirem essa oferta sejam ainda maiores, eles precisam confiar em você.
Por exemplo, se um escritório de contabilidade abertura de empresas deseja atrair mais clientes, é preciso conhecê-los e criar um relacionamento para que eles confiem no seu trabalho a ponto de pagarem por ele com a certeza de que terá um ótimo resultado.
E a confiança é algo que precisa ser construído aos poucos e com paciência, dependendo do relacionamento e comunicação constante entre ambas as partes. Por isso, aproveite as diversas plataformas de contato e esteja sempre por perto do seu cliente através do:
- WhatsApp;
- E-mail;
- Telefone;
- SMS;
- Cartas por correio;
- Redes sociais.
Isso irá fazer esse cliente criar um relacionamento humano e confiável com você e a sua marca, para que no momento que uma oferta de upsell seja oferecida a ele, a única opção em sua mente seja aceitá-la.
-
Conheça seus produtos e as necessidades do cliente
Esse também é um passo de extrema importância para que você faça do seu negócio e da sua oferta de upsell um grande sucesso, pois antes de qualquer coisa, é preciso conhecer bem a finalidade do seu produto ou serviço, assim como as necessidades dos seus clientes.
Vamos imaginar que uma empresa de montagem de painel comando elétrico entende que o seu serviço é destinado para pessoas que estão necessitando deste serviço dentro de um prazo de 7 dias úteis. Isso é uma métrica que ajudará a empresa a saber o que fazer.
Pois se isso não estiver muito bem alinhado, a empresa pode acabar se perdendo no caminho da construção de sua oferta de upsell e, consequentemente, perder novas vendas por parte de seus clientes.
Publicidade:
Por isso, entenda bem o que é o seu serviço ou produto, converse com os seus clientes e procure saber o que eles querem da sua marca, assim você conseguirá entregar uma oferta que agregue valor aos consumidores e aumente o lucro do seu negócio.
-
Ofereça soluções que ajudem os consumidores
Hoje os consumidores estão cada vez mais interessados em soluções inovadoras e que realmente agreguem valor ao que eles procuram, e não apenas mais uma marca que ofereça qualquer serviço ou produto que, após um tempo, precisará ser refeito.
Se um consumidor procura por uma empresa de cabeamento estruturado, ele deseja que o serviço seja uma experiência repleta de conhecimentos que o fará entender mais sobre o assunto e confiar que aquele serviço será executado da melhor maneira.
Por isso, procure sempre criar soluções que ajudem o seu cliente a resolver um problema e não apenas a tapar um buraco por tempo limitado que, depois de um tempo, poderá gerar mais transtorno e estresse para esse consumidor.
Entregue qualidade, soluções simples e uma experiência única para que esse cliente nunca mais esqueça da sua marca e, assim que lhe for oferecido um upsell, ele não pense duas vezes antes de aceitar.
Seja verdadeiro e transparente com seus clientes
E para finalizar, não podemos deixar de citar a importância de manter a integridade, honestidade, transparência e sinceridade com seus clientes, pois isso é ainda mais importante do qualquer outro tipo de estratégia.
Seja verdadeiro ao ofertar um upsell para seu cliente, não prometa coisas que sua marca não consegue entregar no momento ou invista em mentiras apenas para que o consumidor abrace aquela oferta e você obtenha mais lucros.
A transparência é um caminho que te aproxima do seu cliente, e com isso ele irá ver verdade e profissionalismo na sua marca, abraçando a sua oferta não apenas pela qualidade ou preço, mas pela confiança que criou com sua marca a partir da sua sinceridade.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.