As empresas que desejam se diferenciar dos demais devem ter muito mais controle, inteligência e agilidade em alguns processos comerciais e em suas ações de marketing. Diante disso, ferramentas como CRM ou automação de marketing podem ser uteis.
Um dos principais responsáveis por garantir cada vez mais relevância e impacto diante das ações e estratégias da sua empresa é justamente o marketing digital, pois ele é o ponto de partida para gerar leads qualificados.
Entretanto, algumas ações e estratégias a serem desenvolvidas diante do marketing digital da sua empresa podem acabar sendo mais complexas do que se imagina, pois se reúne uma série de ações e tarefas que devem ser realizadas.
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Logo, o papel de ferramentas como o CRM ou automação de marketing é justamente facilitar essas tarefas, fazendo com que, por exemplo, sua empresa que retira entulho tenha cada vez mais relevância e dê passos assertivos rumo ao sucesso.
Foi-se o tempo em que os produtos por si só eram responsáveis por atrair e proporcionar mais vendas aos negócios, porque para se destacar hoje é essencial fugir do óbvio e estabelecer estratégias cada vez mais impactantes.
Sendo assim, para que você consiga se destacar e atrair o público ao seu negócio de uma forma eficaz, é essencial utilizar ferramentas como o CRM ou automação de marketing, pois elas tendem a ser o ponto-chave para o crescimento e evolução da sua empresa.
Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre o CRM e a automação de marketing, evidenciando a significação de cada termo, seus diferenciais, as vantagens de cada ferramenta e principalmente qual a melhor para cada estratégia a ser realizada. Confira!
O que é o CRM?
O CRM se caracteriza como a ferramenta que é a principal responsável por registrar e organizar todos os pontos de contato entre as oportunidades de negócio e a empresa durante os processos comerciais.
Ou seja, o CRM realiza uma espécie de filtro, deixando evidente os leads que já foram qualificados e estão prontos para consumir e manter um contato com a sua empresa.
Sendo assim, quando pensamos em um negócio de camisetas promocionais por estar mais focado no processo de vendas da empresa, o CRM permite um mapeamento mais específico, levando em consideração alguns fatores, como:
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- Anotações;
- Comentários;
- Documentação de atividades;
- Valores;
- Detalhamento dos produtos.
Logo, ao ter essas informações à disposição, sua empresa tende a realizar ações muito mais precisas, tendo um direcionamento e conseguindo de fato impactar e fazer com que os clientes concretizem a venda.
Por isso o CRM é tão importante e um dos pontos-chave em sua empresa, pois em um mercado onde se tem uma competição constante, ele faz com que a sua empresa realize ações precisas e minimize os erros que são realizados.
O que é a automação de marketing?
Para que as estratégias e ações da sua empresa possam ter eficácia, é necessário que uma série de ações de marketing sejam aplicadas, pois isso é o que possibilita um crescimento e impacto da empresa diante das ações.
Entretanto, essas ações costumam demandar tempo e fazem com que os colaboradores da sua empresa acabem tendo que se desdobrar para que elas sejam realizadas com excelência.
Logo, o papel da automação de marketing é justamente facilitar esse processo, pois através dessa ferramenta algumas ações acabam sendo automatizadas, gerando uma praticidade e fazendo com que o foco dos colaboradores se voltem a ações e estratégias mais complexas.
Para que você possa ter ideia, dentre as ações que são realizadas em relação ao marketing digital, podemos destacar:
- Criação de formulários;
- Criação e manutenção de site e blogs próprios;
- Gestão da base de contatos;
- Envio de e-mail marketing;
- Gestão de redes sociais;
- Análise de resultados de cada ação.
Logo, diante dessas ações destacadas, fica claro que para sua empresa de inversores de frequência, por exemplo, ter sucesso é necessário realizar essas ações de uma forma precisa, pois elas tendem a possibilitar cenários incríveis.
Sendo assim, a automação de marketing tem um papel determinante, possibilitando um crescimento e fazendo com que essas ações destacadas sejam realizadas com muito mais precisão e agilidade.
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Diferenças entre o CRM e a automação de marketing
Quando se considera as diferenças de ambas as ferramentas, nós vamos ao encontro justamente das suas funções e como geralmente elas são utilizadas para estabelecer um sucesso para as empresas.
Por mais que, ao pensar em uma empresa que trabalha com ultracongelador ou até mesmo uma empresa de tecnologia, ambas as ferramentas podem trabalhar juntas e possibilitar resultados incríveis, mas elas possuem suas especificações e diferenças.
Logo, o CRM vai mostrar em qual etapa do funil de vendas seu prospect se encontra, dando informações essenciais para o seu time de vendas e para as estratégias a serem realizadas.
A automação de marketing, por sua vez, tende a realizar as funções necessárias para manter o interesse da audiência, utilizando de algumas ferramentas conhecidas, como é o caso do e-mail marketing.
Sendo assim, por mais que ambas as ferramentas possam trabalhar juntas, elas possuem suas diferenças e fazem com que de fato elas sejam importantíssimas e um dos elementos essenciais para o sucesso da sua empresa.
Por isso, é essencial conhecer essas ferramentas e estabelecê-las em sua empresa, pois elas tendem a ser primordiais ao se tratar dos resultados e da evolução do seu negócio diante do mercado.
Vantagens do CRM e da automação de marketing
Como já está sendo visto, o CRM e a automação de marketing possibilitam vantagens incríveis ao seu negócio, pois ao trabalhar com essas ferramentas juntas, elas geram cenários incríveis para a sua empresa.
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Por isso, assim como o sistema de controle de acesso possibilita um monitoramento e funcionamento eficaz para as empresas, essas ferramentas também geram uma eficácia e vantagens incríveis para os negócios.
Sendo assim, para que você tenha ainda mais motivos para considerar essas ferramentas, confira alguns dos seus benefícios e veja o quanto elas podem ser determinantes para a evolução do seu negócio.
- Centralização de dados;
- Qualificação dos leads;
- Inteligência na operação comercial;
- Precisão em suas estratégias.
Logo, diante dos benefícios destacados, fica claro que estabelecer essas ferramentas deve ser uma ação necessária e até mesmo prioritária em sua empresa, pois elas tendem a ser o ponto determinante para o sucesso diante dos processos.
Além do mais, ao atribuir essas ferramentas com um produto incrível como um biscoito sem glúten, por exemplo, de fato as chances de sucesso e de relevância da sua empresa tendem a ser cada vez maiores.
Quando escolher um CRM?
Primeiramente, algo importante a se ter em mente é que o CRM pode agregar um valor único à sua empresa, atendendo seu negócio independentemente do porte ou até mesmo o ramo de atuação.
Por isso, se a sua empresa que vende cabeça de impressão deseja ter um crescimento, essa ferramenta permite ter processos de vendas mais mapeados e faz até mesmo com que as ações possam ser muito mais direcionadas.
Logo, ao estabelecer essa ferramenta, é importante ter em mente que ela varia de acordo com o processo de vendas, número de vendedores e até mesmo a complexibilidade da operação comercial da sua empresa.
Sendo assim, ao escolher um CRM para ser estabelecido em seu negócio, é importante considerar essas questões, pois elas tendem a fazer toda a diferença quando se imagina o dia a dia da sua empresa.
Além do mais, é importante observar também se há diferentes planos em relação ao CRM, pois conforme a sua empresa for crescendo é importante que essa ferramenta seja atualizada e acompanhe as novidades em questão.
Quando escolher a automação de marketing?
Para que fique bem claro, todos os negócios que investem em marketing digital, seja uma empresa de programa de conservação auditiva a uma empresa de tecnologia, todas tendem a se beneficiar com a contratação dessa ferramenta.
Por isso, diante das ferramentas de automação de marketing que geralmente estão disponíveis para definir a ideal para o seu negócio, é importante a capacidade dela de melhorar sua rotina e a otimização da sua equipe.
Além do mais, algo que tende a ser determinante também são os relatórios que a automação de marketing tende a oferecer, podendo otimizar as metas da sua empresa e gerar uma evolução diária.
Por último, considere uma ferramenta que cresça junto com a sua empresa, pensando no suporte que ela tende a oferecer, as funções que vão ser otimizadas e o quanto ela tende a ser determinante para o sucesso e crescimento da sua empresa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.