Funcionalidades que um chatbot precisa ter

24 de novembro de 2021

Um chatbot é um software ou programa de computador que simula a conversa humana ou por meio de interações de texto ou voz. Os usuários usam cada vez mais os assistentes virtuais do chatbot para lidar com tarefas simples. 

Adicionar assistentes de chatbot reduz os custos indiretos, usa melhor o tempo da equipe de suporte e permite que as organizações forneçam atendimento ao cliente durante as horas em que os agentes ao vivo não estão disponíveis.

Os chatbots têm vários níveis de complexidade, sendo sem estado ou com estado. Os chatbots sem estado abordam cada conversa como se estivessem interagindo com um novo usuário. 

Publicidade:

Em contraste, chatbots com monitoração de estado podem revisar interações anteriores e enquadrar novas respostas no contexto. Se o seu cliente pesquisou por piso industrial em epoxi, você pode começar a oferecer opções desse produto pelo chatbot.

Adicionar um chatbot a um serviço ou departamento de vendas requer pouca ou nenhuma codificação. Muitos provedores de serviço de chatbot permitem que os desenvolvedores criem interfaces de usuário de conversação para aplicativos de negócios de terceiros.

No artigo de hoje você vai descobrir o que torna esse robô bem sucedido, quais as funcionalidades deve ter e os benefícios ao seu negócio. Confira!

O que torna um chatbot bem sucedido?

Os melhores chatbots sempre focam na qualidade da conversa e possuem recursos que garantem uma experiência de conversação de alto calibre. Aqui estão alguns recursos-chave que tornam os chatbots bem-sucedidos.  

Respostas contextuais

Os chatbots precisam ter a capacidade de entender o contexto para que os clientes tenham vontade de falar com uma pessoa real. Aproveitando os avanços no processamento de linguagem natural, os bots podem entender o contexto sem fazer perguntas de validação.   

Transferência humana

Os bots precisam ser inteligentes para entender o sentido de urgência e complexidade de uma conversa. Mesmo quando um modelo de chatbot para pedido online não consegue entender a consulta, ele ainda pode transferir as conversas de forma inteligente.

Excelente UI / UX (Experiência do usuário e de interface)

Os chatbots de Inteligência artificial (IA) não devem ser complexos ou difíceis de usar, caso contrário, não serão capazes de tornar as conversas interativas. O design deve ser simples e intuitivo para que os usuários achem fácil usá-los para obter respostas. 

Publicidade:

Bem treinado com perguntas frequentes

Os benefícios do chatbot são muitos quando eles são treinados. O treinamento regular pode ajudar a se tornarem poderosos e habilitá-los a lidar com perguntas e interações sem problemas.   

Suporte personalizado

Os bots projetados com IA e aprendizado de máquina podem compreender facilmente as conversas do usuário e responder em tempo real. Um modelo de chatbot de suporte ao cliente pode ajustar o tom e a linguagem para fornecer experiências personalizadas.    

Saiba agora quais as funcionalidades que um chatbot deve ter para fazer sucesso.

1) Interações

Primeiro, você precisa dominar a arte da conversação. Você deve personalizar seu chatbot para ser um conversador. Quando você cria seu bot da maneira certa, na plataforma certa e com o script de chatbot certo, você descobrirá como são incríveis assistentes pessoais.

Você pode desbloquear os pacotes iniciais das plataformas e personalizar conforme avança. São muitos modelos disponíveis na internet e definitivamente haverá um chatbot para o seu caso.

2) Maturidade conversacional

A maior vantagem de construir um chatbot personalizável é que você pode treiná-lo para ser como seus clientes desejam. Se o cliente pesquisa por forro acústico preço e é direcionado ao seu site, seu bot já deve ter um contexto de maturidade na conversa.

Seus chatbots podem coletar dados do usuário para você analisar o nível médio de maturidade de seu público e manter a consistência dentro de desvios aceitáveis. Conforme seus chatbots ganham insights, você entenderá como editá-los para se adequar.

‍3) Inteligência Emocional

As emoções são parte integrante da vida. Por mais que tentemos separá-los, eles estarão lá, em algum lugar. Uma vez que os chatbots são a principal interface entre sua empresa e os clientes, tente construir um relacionamento entre seus chatbots e seus clientes. 

Publicidade:

Com a análise de sentimento, os chatbots podem captar as emoções subjacentes e responder de maneira apropriada. Assim, fica mais fácil vender o seu sistema sprinkler contra incêndio, por exemplo, mesmo sendo algo complexo.

4) Inteligência treinável

Esta é uma das mais excitantes características chatbot. Um chatbot deve ser capaz de realizar raciocínios complexos por conta própria, sem interferência humana. 

Em vez de adicionar e atualizar manualmente as perguntas frequentes, você pode simplesmente carregar sua base de conhecimento no chatbot. O chatbot analisa as informações e pode fornecer uma resposta adequada em segundos. 

E, como todos sabemos, quanto mais rápida for a resposta, mais fiel será o cliente. Você pode fidelizar o cliente da sua serralheria de ferro, por exemplo, por meio do atendimento rápido, o que o coloca à frente da concorrência.

5) Fácil implantação omnicanal (Omnichannel)

Os chatbots com recursos de suporte de mensagens omnicanal (em diversos canais) podem ser facilmente implementados em vários canais, como um site, Facebook Messenger, WhatsApp, etc., para permitir uma interação tranquila com os clientes. 

Eles permitem o suporte de mensagens omnicanal que podem ajudar as marcas a entenderem os interesses e preferências dos clientes, e permitir que seus agentes aproveitem as interações anteriores para conduzir futuras conversas com os clientes. 

Os chatbots podem ser iniciados em canais facilmente, sem a necessidade de fazer as integrações manualmente para garantir uma experiência uniforme para os clientes. Além disso, os clientes não precisam se repetir, pois os chatbots fornecem suporte contextual.

Ademais, as empresas podem aproveitar o suporte omnicanal para fornecer melhores soluções ou pesquisas de feedback. Se o cliente pesquisa por cadeira de escritorio valor e encontra problemas no seu site, ele pode reportar pelo chatbot, por exemplo.

Publicidade:

6) Treinamento facilitado

Entendemos que a construção de uma chatbot não é um processo one-stop. Enquanto bons inovadores criam bons produtos, grandes inovadores testam continuamente seus produtos. 

Certifique-se de que o bot que você construiu foi bem testado e estruturado para uma experiência perfeita do cliente.‍ Faça um teste e pesquise por mangueira para hidrante preço, se esse for o seu negócio, e veja como o robô interage.

7) API robusta

Uma API (Interface de Programação de Aplicações) robusta do chatbot garantirá que seus clientes tenham liberdade e autoridade para navegar por ela e encontrar o que procuram. 

Isso manterá o engajamento intacto e criará uma experiência sem precedentes. Os chatbots podem enviar mensagens como textos, carrosséis, botões e muito mais, mantendo os usuários engajados enquanto exploram sua marca.

8) Chatbot Analytics 

A analítica do Chatbot pode ajudar a conhecer seus clientes em detalhes e liderar com dados. Usando esse recurso, uma empresa pode obter um entendimento mais profundo dos clientes e tomar melhores decisões. 

Com o recurso de análise do chatbot, você pode obter informações valiosas e analisar todas as conversas de chat gerenciadas por seu bot. Ele pode ajudá-lo a medir a precisão das respostas fornecidas pelos bots aos clientes. 

Ao planejar uma estratégia de chatbot bem-sucedida, você pode medir o desempenho do seu bot e avaliar o crescimento do seu negócio. Assim, você sabe onde seu resultado está quando o cliente pesquisa instalação de cameras valor, por exemplo.

Você pode aproveitar a análise do chatbot para rastrear métricas relevantes para tomar decisões baseadas em dados e entender melhor a jornada do cliente. As principais métricas para avaliar o desempenho do seu chatbot compreendem:

  • Número total de usuários;
  • Taxa de rejeição;
  • Taxa de interação;
  • Taxa de fallback – incapacidade do chatbot ser condizente.

A análise é essencial em qualquer estratégia de marketing e como o bot faz parte desse meio é imprescindível avaliar as métricas.

Benefícios do chatbot para seu site

Os chatbots são muito importantes para seu site e trazem uma série de benefícios. Acompanhe!

Eles dão uma cara à sua empresa

Os chatbots podem ajudá-lo a apresentar a sua empresa aos clientes, dando-lhe uma cara. Para muitos usuários, o chatbot é o primeiro ponto de contato com sua empresa, que pode ser muito mais pessoal do que uma conversa por e-mail ou telefone.

Você está disponível imediatamente

Em contraste com o seu atendimento ao cliente tradicional, o chatbot está disponível 24 horas por dia. Ele oferece suporte aos seus clientes mesmo nos finais de semana e tarde da noite. Também não se impressiona com um grande número de solicitações. 

Podem aumentar suas vendas

Se você conseguir obter as informações e ofertas certas para seus clientes potenciais no momento certo, poderá aumentar significativamente suas chances de fechar uma venda. Um chatbot o ajudará a fazer isso. 

Estabelecem a base para sua estratégia de marketing de conversação

Os chatbots iniciam um diálogo com clientes em potencial. Eles respondem às perguntas e aos problemas dos clientes individualmente, em vez de seguir um funil de lead (potencial cliente) fixo cheio de materiais de marketing.

Que tal buscar um chatbot para seu negócio hoje mesmo? Instale essa funcionalidade e veja os resultados surgirem, seja em uma empresa de estrutura metalica para telhado ou em qualquer outra.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Copy link
Powered by Social Snap