Oceano azul é uma estratégia muito útil para melhorar o potencial de uma empresa, e compreendê-lo é essencial para qualquer negócio, independentemente de seu tamanho ou segmento de atuação.
O universo corporativo é cheio de metodologias e metáforas usadas para explicá-las, seja para alcançar uma boa administração ou construir boas abordagens de vendas. Entre essas possibilidades está a estratégia Oceano Azul.
Quando o mercado está saturado e a competição começa a prejudicar as finanças do negócio, a organização precisa procurar um segmento mais suave para alcançar o sucesso, e é justamente aqui que entra a estratégia.
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Sua proposta é orientar os gestores para que possam encontrar novos mercados, sem ter que lidar com concorrentes diretos e desenvolver maneiras para explorá-los por meio de uma boa performance.
Muitos gestores e empreendedores se veem diante da necessidade de encontrar alternativas para fazer o negócio sobreviver e se destacar perante um público diferente.
Sabendo que essa necessidade é muito comum entre as organizações, este texto vai explicar o que é a estratégia oceano azul, para que ela serve, os benefícios que oferece e como implementá-la no marketing digital.
Conceito e função da estratégia
A estratégia oceano azul foi desenvolvida pelos pesquisadores Renée Mauborgne e W. Chan Kim no ano de 2005, tendo sido publicada com o título “A Estratégia do Oceano Azul”.
Posteriormente, a obra foi traduzida para 43 línguas devido à sua capacidade de ajudar as organizações. Para funcionar, ela depende de 8 fundamentos estratégicos e ferramentas de gestão. São eles:
- Usar dados;
- Investir em diferenciação;
- Ampliar as fronteiras;
- Identificar oportunidades com ferramentas;
- Ser fiel às etapas de desenvolvimento;
- Maximizar as oportunidades;
- Transformação simultânea de execução e estratégia;
- Resultados ganha-ganha.
Ao aplicar a metodologia, a organização consegue sair de um segmento extremamente competitivo para atuar em nichos mais tranquilos, pouco ou nada explorados.
Em resumo, a estratégia em questão serve para que um fabricante de guarda corpo de alumínio branco possa buscar mercados ainda não explorados.
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Benefícios da estratégia oceano azul
A estratégia oceano azul traz vários benefícios para a empresa, e são eles que a tornam uma ação atrativa, onde a competitividade é muito grande entre os empreendimentos. Suas principais vantagens são:
Referência de mercado
Quando uma empresa lança uma solução que nenhuma outra organização oferece, não precisa explicar muito sobre por que ela é boa ou o quanto sua marca é relevante.
Uma empresa única em seu segmento de atuação consegue obter muitas vantagens, como cobrar o preço que quiser e ter total domínio do mercado.
Quando negócios semelhantes começam a surgir, vão usar essa companhia como referência para desenvolver suas soluções. Ela também será responsável por determinar as tendências e não terá que se preocupar com a competição.
Hoje em dia, existem muitas companhias, como uma autoescola de aula prática carro, que eram as únicas em seu segmento, e mesmo depois, quando várias outras empresas surgiram, continuaram inovando.
Concorrência irrelevante
O maior objetivo dessa estratégia é entregar um produto ou serviço único e que seja capaz de atender perfeitamente às necessidades do consumidor. A ação trabalha com soluções difíceis de replicar e que fazem a concorrência perder o sentido.
Quando isso acontece, a marca não precisa se preocupar em estabelecer um preço competitivo, pois nenhuma outra empresa oferece a mesma coisa que ela.
Tampouco é necessário se preocupar em convencer o consumidor sobre as vantagens que os produtos oferecem, uma vez que eles conseguem perceber em pouco tempo. Em outras palavras, são soluções que se vendem praticamente sozinhas.
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Fortalecimento da marca
Quando a organização é a única a oferecer determinado produto, naturalmente vai entregá-lo com maestria e isso fortalece sua marca. Aquilo que costuma ser um desafio para as empresas, acaba se tornando algo natural.
A marca passa a ser vista como inovadora e disruptiva, sem que tenha que se esforçar para isso. Por outro lado, quando o negócio atua em um mercado tradicional e com um público já existente, adotar o oceano azul é uma forma de promover soluções diferenciadas.
Elas vão ajudar um fabricante de empacotadora de arroz a alavancar seus resultados, fidelizar clientes e chamar a atenção de uma quantidade maior de consumidores.
Redução dos riscos
Toda empresa precisa determinar um público e uma estratégia competitiva quando está dentro de um mercado saturado. Essas ações são indispensáveis para a sobrevivência do negócio e devem fazer parte do planejamento.
Mas a estratégia oceano azul traz uma nova possibilidade, pois ao trabalhar de acordo com os dados do mercado e estudar as oportunidades existentes, fica mais fácil oferecer vantagens, aperfeiçoar a entrega e inovar nos detalhes.
Ao longo do tempo, isso faz com que a organização alcance um nível de diferenciação muito difícil de ser alcançado por seus concorrentes.
Um fabricante de placa de concreto drenante não precisa criar algo novo, apenas trabalhar com novos nichos que ainda não foram devidamente atendidos.
Aumento das oportunidades
Em mercados muito competitivos, não é fácil atender às expectativas do consumidor sem investir muito dinheiro para contratar serviços ou comprar produtos.
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Se a marca quiser oferecer uma solução de qualidade dentro de segmentos saturados, vai ter que reduzir sua margem de lucro e padronizar a qualidade na entrega.
Mas ela também tem a opção de adotar a estratégia oceano azul, que dispensa a necessidade de analisar os custos e preços exercidos no mercado, mesmo mantendo uma margem de lucro maior.
Se a organização consegue entregar uma solução que nenhuma outra empresa é capaz, é natural que o preço do produto deixe de ser um fator limitante. Com isso, uma loja de chaveiro personalizado atacado terá mais oportunidades.
Como aplicar a estratégia no marketing digital?
Existem algumas dicas que a organização pode seguir para implementar a estratégia de oceano azul no marketing digital. São elas:
Atentar-se à posição da marca
A primeira coisa que a empresa precisa fazer é descobrir qual é a posição que ocupa no mercado atualmente. O objetivo é entender se o negócio está criando valor para o público ou não.
Por meio de uma matriz de avaliação de valor, é possível construir um gráfico que mostra a competitividade do mercado e o valor que a organização está entregando. Ele traz novas possibilidades, de acordo com o desempenho dos concorrentes no nicho.
Explorar novos caminhos
Depois de entender quais são as possibilidades que a empresa pode trabalhar, é o momento de explorar novos caminhos, por meio de uma análise profunda sobre as características e as vantagens de um novo mercado.
Um buffet confraternização precisa fazer esse levantamento para ter uma ideia do que vai fazer para sair do ponto atual e ir para um segmento que ainda não foi descoberto, mas que possui um grande potencial de prosperidade.
Apresentar a estratégia visual
Com todas as informações em mãos e um caminho traçado que mostra onde o negócio quer chegar, a marca vai começar a elaborar estratégias que vão tornar o processo mais realista.
Ela precisa pegar todos os insights obtidos por meio dos dados levantados e transformá-los em um plano que pode ser colocado em prática.
Dentro desse planejamento, é necessário inserir tudo aquilo que pode diferenciar o produto, meios que ajudam a reduzir os custos e as abordagens necessárias para alcançar um novo público.
Para facilitar essa etapa, um fornecedor de switch e patch panel pode trabalhar em cima de algumas pesquisas de mercado, pois elas trazem uma nova perspectiva sobre o cliente e o que a organização pretende fazer.
Estabelecer a comunicação visual
Por fim, a marca vai fazer uma apresentação do plano elaborado e tudo o que precisa ser executado pela equipe para que o planejamento chegue ao conhecimento de todos os envolvidos.
O documento também precisa esclarecer todas as vantagens que essa mudança vai trazer em relação à situação atual do negócio.
Fazer uma comparação visual da empresa com ela mesma ajuda a entender quais são os pontos mais frágeis e aqueles que precisam ser melhorados.
Também é dessa forma que um fornecedor de máquina de café para empresa vai identificar possíveis gargalos dentro do mercado e preenchê-los o quanto antes, sem dar chance para que outros negócios façam a mesma coisa.
Considerações finais
Com um pouco de atenção e dedicação, é possível entender quais são as dores e necessidades do público que ainda não foram atendidas.
A estratégia de oceano azul trabalha exatamente isso e permite que o negócio entregue para o cliente uma solução que ninguém mais consegue proporcionar.
Esse é o caminho perfeito para conquistar um mercado totalmente novo e alcançar uma posição que outros concorrentes não vão conseguir copiar.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.